Sector petrolífero principal suporte do crescimento da economia

Sector petrolífero principal suporte do crescimento da economia

O sector petrolífero angolano tem sido, nos últimos anos, o principal suporte para o crescimento da economia nacional, com um peso interno bruto de cerca de 35% e acima de 90% nas importações, disse hoje, quinta-feira, em Luanda, o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

Segundo o governante, que falava na abertura da II edição da Conferência de Petróleo e Gás, o facto de o petróleo ser ainda o principal produto de exportação, leva o Governo a tomar medidas económicas e jurídicas para garantir a mudança da estrutura económica de forma sustentável e acelerada, com base nas políticas públicas e seus instrumentos identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017.

Para o ministro, o Ministério dos Petróleos, como órgão responsável para o fomento de conteúdo nacional do sector petrolífero, propõem-se apresentar o projecto de estratégias para a inserção e fomento do empresariado nacional, com vista a redução das importações de bens e serviços e garantir a diversificação da economia, bem como identificar as fragilidades e os riscos associados à política de produção de conteúdo local de maneira que estas sejam sustentáveis.

"Aproveitamos o ensejo para informar que a problemática do conteúdo local foi tema de análise no último Conselho do Ministério, o qual resultaram um conjunto de importantes recomendações que tem estado a merecer o devido tratamento", disse.

Acrescentou que o sector petrolífero, na perspectiva de incentivar os outros ramos da economia, tem vindo a identificar as necessidades e capacidades das empresas nacionais em fornecer bens e serviços, criando condições para promover parcerias, impulsionando a cooperação com as operadoras e prestadoras de serviços e com empresas de outros áreas interessadas e com capacidade para participar na actividade da indústria.

Adicionalmente as essas medidas, prosseguiu Botelho de Vasconcelos, competirá ao sector promover e identificar potenciais investidores estrangeiros, contribuir na capacitação do empresariado nacional, assim como identificar, no mercado nacional, potenciais bancos comerciais interessados em financiar as empresas nacionais e incentivar a formação de quadros nas áreas de geociências e outras que suportem a indústria petrolífera.

"Foram identificadas algumas áreas de actividades para o arranque do processo de forma sustentada e experimental, aproximando o sector da agricultura e das pescas como principais fornecedores de produtos às empresas de refeições ao serviço da indústria petrolífera para além de outros segmentos prestadores de serviços.

O ministro considerou o conteúdo local como instrumento para a geração de riquezas, emprego, transferências, tecnologia, investigação e desenvolvimento, fortalecimento do parque industrial e promoção da competitividade, induzindo a redução dos custos dos empreendimentos e diminuição cadenciada da dependência externa.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions