Presidente da República inaugura nova sede da Assembleia Nacional

Presidente da República inaugura nova sede da Assembleia Nacional

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou na tarde de hoje, terça-feira, em Luanda, as instalações da nova sede da Assembleia Nacional.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de representantes dos poderes político, legislativo e judicial, bem como de diversos convidados, com destaque para entidades religiosas e da sociedade civil.

O imponente edifício está localizado no distrito urbano da Ingombota, dentro do perímetro do Centro Político Administrativo, numa área de implantação de 72 mil metros quadrados e construída de 54 mil metros quadrados.

Dos edifícios públicos que fazem parte do Centro Político Administrativo, destacam-se o Palácio Presidencial, o Palácio da Justiça, o Ministério da Defesa, e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, o Paço Episcopal e as instalações da antiga sede da Assembleia Nacional.

Desde a sua instituição, em 1980, então com o nome de Assembleia do Povo, a actual Assembleia Nacional funcionava no antigo Cinema Estúdio/Restauração, não muito distante do actual edifício.

A primeira pedra do novo edifício foi lançada pelo Presidente da República a 15 de Outubro de 2009. Os trabalhos de construção tiveram início a 17 de Maio de 2010.

A infraestrutura está dividida em quatro blocos de seis pisos, dois dos quais em cave. O estacionamento nas caves totaliza 494 lugares, dos quais 34 são VIP e os restantes gerais.

Participaram na construção do edifício cinco mil e 176 trabalhadores, 88 porcento dos quais nacionais e os restantes 12 porcento expatriados. No pico das obras, asseguraram o trabalho 800 nacionais e expatriados.

A nova Assembleia Nacional tem capacidade para albergar 1.200 pessoas nas várias salas de reuniões, e conta com 4.600 assentos, dos quais 1.400 destinados a convidados.

Dos grandes números do empreendimento, destacam-se a utilização de 11 mil toneladas de aço, 70 mil metros cúbicos de betão e 370 toneladas de estrutura metálica. Foram utilizados no imóvel cabos de potência de baixa tensão equivalentes a 500 quilómetros.

A empreitada esteve a cargo do Gabinete de Obras Especiais, com fiscalização da Dar-Al-Handasah e o empreiteiro geral a empresa portuguesa Teixeira Duarte.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions