III Cimeira Índia-África: Angola saúda abrangência africana na parceria com Índia

III Cimeira Índia-África: Angola saúda abrangência africana na parceria com Índia

O Executivo angolano saúda a decisão da organização conjunta do governo indiano e da União Africana de alargar a Cimeira Índia - África a todos os países do continente (africano), afirmou hoje, em Nova Deli, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Durante a abertura da III Cimeira Índia-África, o governante angolano referiu que o modelo selectivo das cimeiras anteriores não permitiu que todos os países africanos dessem o seu contributo com as suas ideias e opiniões a esta parceria, que se pretende forte.

“Esta é a primeira vez que o meu país, Angola, participa neste fórum, que já se transformou num mecanismo eficaz de concertação entre a índia e os países africanos, para o estreitamento das relações de amizade e de cooperação que unem os respectivos governos e povos”, fez saber Georges Chikoti.

Na sua óptica, trata-se agora de um mecanismo complementar ao sistema de cooperação que os países africanos têm com a Índia, nos domínios político, económico e sócio-cultural com base nos princípios da mutualidade, complementaridade e verdadeiro sentido de solidariedade, bem como na promoção de interacções entre pessoas.

No seu discurso de abertura, o chefe da diplomacia angolana destacou que África e a índia possuem uma aliança histórica desde a luta de pelas independências políticas africanas e defendem os mesmos princípios e ideais universais que são a paz, a democracia a liberdade e os direitos humanos.

Referindo-se à ìndia afirmou que este país tem uma das economias mais desenvolvidas da Ásia, em que os sectores da agricultura, da indústria, da saúde, da ciência e da educação contribuem, grandemente, para o seu Produto Interno Bruto (PIB).

Quanto aos países africanos disse que estes possuem recursos naturais e humanos, que, juntos, podem permitir um rápido desenvolvimento das suas economias.

“Desejamos que nesta cimeira alcancemos os consensos necessários para uma revisão da parceria estratégica entre a África e a Índia e aprovemos um quadro para o reforço da cooperação adoptado durante a II cimeira realizada em Maio de 2011 em Addis Abeba”, frisou.

O ministro também disse que se pretende que o quadro a aprovar-se reflicta as principais prioridades partilhadas de trabalho conjunto, rumo a um crescimento económico inclusivo para a erradicação da fome e da pobreza, “ainda um pouco pelos nossos países e a atribuição de recursos adequados para o desenvolvimento sustentável”.

Tal desiderato, acrescentou, corresponde ao que define a Agenda 2063 de África e do respectivo Plano de Implementação Decenal, bem como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Agenda 2030 para o desenvolvimento e as prioridades do governo da Índia.

Com Georges Chikoti participam na reunião ministerial os titulares das pastas da Agricultura, Afonso Pedro Canga e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Carvalho da Rocha.

A III Cimeira Índia-África acontece quinta-feira. Chefia a delegação angolana o Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions