Embaixada de Angola em Washington participa na comemoração do Dia de África

Embaixada de Angola em Washington participa na comemoração do Dia de África

A Embaixada de Angola nos EUA participou na noite de sexta-feira, em Washington, na celebração do 25 de Maio, dia de África, promovida pelo Grupo de Embaixadores Africanos acreditados nos Estados Unidos da América, segundo uma nota da missão diplomática a que a Angop teve acesso neste sábado.

No intuito de divulgar as potencialidades culturais e turísticas do continente no 53º aniversário da criação da Organização de Unidade Africana (OUA), actual União Africana (UA), as representações diplomáticas africanas expuseram obras de arte dos respectivos países, bem como material promocional em geral.

No espaço reservado a Angola, segundo o documento, foi exposto uma amostra de artesanato nacional e material promocional, destacando as potencialidades do país em vários domínios, nomeadamente questões ligadas ao turismo e às actuais oportunidades de investimento, além de peças de bijouteria artesanal de uma empreendedora angolana membro da comunidade residente.

Na gala, que teve como principal patrocinador a petrolífera americana Chevron, estiveram presentes representantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos, parceiros de várias ONGs e Think-Thanks, membros do corpo diplomático, além de representantes da imprensa americana.

O Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares participou no evento, acompanhado da embaixatriz Prudência da Silva e de diplomatas seniores em missão em Washington.

À semelhança da edição de 2015, o evento teve como convidado de honra o prestigiado reverendo Jesse Jackson, activista americano dos Direitos civis e pastor Baptista.

Jesse Jackson foi candidato à presidência pelo Partido Democrático nos EUA em 1984 e 1988, considerado um como um dos mais importantes líderes negros da actualidade nos Estados Unidos da América, tendo contribuído para o estabelecimento das relações diplomáticas entre Luanda e Washington.

No seu discurso, Jesse Jackson, realçou a evolução do continente ao longo dos anos e a contribuição dos seus líderes para o crescimento da humanidade, enaltecendo o facto de como o continente sobreviveu desde a época da escravatura até ao momento.

Disse acreditar que independentemente do resultado da eleição presidencial 2016 nos EUA, o continente continuará a ser um grande parceiro, apontando que África está no caminho certo tendo referido como exemplo a redução de alguns conflitos graves que a assolavam, a melhoria da qualidade das instituições financeiras e o processo de diversificação das economias africanas, o que permitirá que África assuma o seu destino que, cada vez mais, se apresenta promissor.

A oradora principal convidada pelo Grupo Africano de Embaixadores foi Johnnetta Cole, Directora do Museu Nacional Smithosonian de Arte Africana, famoso e muito visitado pela magnífica colecção de mais de 12 mil objectos expostos, representando quase todas as áreas do continente africano e uma variedade de formas de mídia e arte.

O Museu Nacional de Arte Africana localizado em Washington, D.C., capital Federal dos EUA leva a cabo um vasto programa de educação. Johnnetta Betsch Cole foi nomeada Directora da instituição em Março de 2009.

No evento, Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA, falou para a imprensa americana, nomeadamente à rede de TV Fox News, enfatizando o tema deste ano sobre os direitos humanos com particular ênfase para os direitos das mulheres.

O diplomata Angolano explicou pormenorizadamente o material exposto no espaço reservado a Angola realçando as oportunidades de negócio que o país oferece assim como as iniciativas de turismo cultural em curso, com destaque para as artes e os recursos naturais de Angola.

Este ano, lideraram a comissão organizadora das celebrações do Dia de África em Washington, pelo grupo diplomático africano, os embaixadores do Níger e do Benin, nomeadamente a Sra. Hassana Alidou e Omar Arouna, cujas intervenções enalteceram o papel da mulher como líder e promotora do desenvolvimento do continente.

O programa de celebrações do Dia de África, incluiu a realização no dia 25 de Maio de um Painel subordinado ao tema “Mulheres no Serviço Público em África: uma promessa para a Paridade”, realizado em colaboração com o Programa para África da institituição americana Woodrow Wilson Center, que enfatizou o importante papel da mulher que ocupa cargos de liderança nos Governos dos seus respectivos países, no processo de desenvolvimento sustentável em curso no continente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions