Confirmada presença de Chefes de Estado na 6ª Cimeira da CIRGL

Confirmada presença de Chefes de Estado na 6ª Cimeira da CIRGL

O director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, confirmou, hoje, em Luanda, a presença dos presidentes da África do Sul, República do Congo, Quénia, Uganda e República Democrática do Congo (RDC), na 6ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que se realiza terça-feira (14), na capital do país.

Segundo o diplomata que falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os presidentes Jacob Zuma, Sassou Nguesso, Uhuru Kenyatta, Yoweri Museveni, Joseph Kabila confirmaram a sua presença e começam a chegar hoje a Luanda, os outros líderes serão representados pelos vice-presidentes, em alguns casos, e pelos primeiro-ministros, em outros.

Referiu que deste modo as condições estão criadas para terça-feira, durante a 6ª Cimeira, poder-se discutir as questões fundamentais que afectam a região dos Gandes Lagos.

"A situação de segurança e humanitária da região vai ser fundamentalmente a questão central. Vai se abordar a situação prevalecente na RDC, sobretudo na parte leste, no Burundi, no Sudão do Sul, República Centro Africana e no Sudão", esclareceu Joaquim do Espírito Santo.

O encontro vai ainda analisar informações actualizadas sobre a situação de segurança dos membros da organização e aprovar o orçamento do órgão para o período 2016/2017.

Para participar na Cimeira chegou já a Luanda o primeiro vice-presidente do Burundi, Gaston Sindimwo.

A 6ª Cimeira de Chefes de Estado e Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) vai decorrer sob o lema "Aceleremos a efectiva implementação do pacto e seus protocolos para maior democracia e estabilidade na região dos Grandes Lagos".

A CIRGL é constituída por Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions