Consulate Jurisdiction

States under Jurisdiction

This Consulate increased the number of Angolan Consular offices in the United States to three. Other consular offices include the Consulate General of Angola in New York and the Consular Section of Angola in Washington, DC, working at the same premises as the Angolan Embassy in the United States of America.

The Angolan Consulate General joined the large Consular corps and it became the 75th Consular office in Houston, one of the most beautiful cities in the United States.

For well over 14 years now, this Consulate office has strived to serve its varied clientele, consisting mainly of Angolan citizens, studying, working or residing in the states under its jurisdiction, as well as Americans and other nationals interested in traveling to Angola or just learning more about our great Country, its people, and rich history. The services provided to these two groups of people range from issuing Angolans with consular cards, emergency travel documents, passports, birth and marriage certificates, document certification and authentication, and translation, among others, to issuing all types of visas to American citizens and other nationals interested in visiting Angola on business or vacation.



Tendo Montgomery como sua cidade capital, Alabama é um dos nove estados sob jurisdição deste Consulado Geral. A agricultura e a indústria são os sectores fundamentais da economia deste Estado. Dados correspondentes a 2000 indicam que a população de Alabama era de 4 milhões de habitantes e é o 23º mais populoso dos Estados Unidos. Alabamiano é o adjectivo atribuido ao residente do Estado de Alabama.

A comunidade Angolana no Estado de Alabama é ainda muito reduzida. Entretanto, este Consulado Geral vem envidando esforços no sentido de responder às suas necessidades inseridas na sua missão.

Arkansas - na sua forma aportuguesada Arcansas – é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região sudeste do país. Limita-se ao norte com o Missuri, ao sul com a Luisiana, a leste com o Tennessee, a oeste com Oklahoma, a sudeste com o Mississípi e a sudoeste com o Texas. Com quase 138 mil quilômetros quadrados, é o 29º maior estado americano em área do país.

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região sudeste do país. A Carolina do Norte possui um dos litorais mais traiçoeiros e acidentados do país, por causa da grande presença de recifes e bancos de areia ao longo da costa, e pelo estado imprevisível das condições dos oceanos na região, que ao longo da história da Carolina do Norte provocaram diversos acidentes marítimos e naufrágios, especialmente ao longo do Cabo Hatteras, que possui o cognome de Graveyard of the Atlantic (o cemitério do Atlântico).

A Carolina do Norte é um grande centro industrial. Sua principal fonte de renda é a indústria de manufatura. A Carolina do Norte é a maior produtora nacional de cigarro, que utiliza muito do tabaco - do qual o estado é a maior produtor nacional - cultivado no estado. Outras fontes de renda importantes são o turismo, a prestação de serviços educacionais, financeiros e imobiliários.

A Carolina do Sul é um dos 50 estados dos Estados Unidos, e está localizado na região sudeste do país. A Carolina do Sul é o menor estado de ambas as regiões geográficas. Apesar de sua pequena extensão territorial, é um dos líderes nacionais da produção de têxteis em geral. A Carolina do Sul é a segunda maior produtora de tabaco dos Estados Unidos; apenas a Carolina do Norte produz mais tabaco anualmente. A indústria de manufatura - centralizada primariamente na fabricação de têxteis e de cigarros - é a principal fonte de renda do estado.

A Carolina do Sul foi o primeiro estado norte-americano a seceder dos Estados Unidos, em 20 de dezembro de 1860, após a eleição de Abraham Lincoln, tendo sido, algumas semanas após a secessão, um dos membros fundadores dos Estados Confederados da América.

O Estado da Flórida é o 4o maior com uma população de aproximadamente 16 milhões de habitantes. Tallahassee é a capital Estadual e as maiores cidades são Miami, Tampa, Lauderdale e Orlando.

Também conhecido por Estado do Sol Brilhante, a economia da Flórida consiste na produção agrícola, como legumes, cana-do-açúcar e do gado, e produtos e serviços industriais como o processamento alimentar, impressão e publicação, equipamento de transportação e turismo. O Floridiano é o adjectivo atribuido ao residente da Flórida.

A Geórgia, o 10o maior Estado com pouco mais de 8 milhões de habitantes, recebeu o seu nome do Rei George II, da Inglaterra. É terra natal do antigo Presidente James Earl Carter, Jr., o 39º Presidente (1977–1981). Atlanta, a cidade capital, é uma das maiores cidades do Estado. Outras maiores cidades compreendem Augusta, Colombus, Savannah, Athens, Macon, Roswell, Albany, Marietta e Warner Robins.

A economia Estadual consiste no sector agrícola, incluindo avicultura e a produção de ovos, gado e lacticínios e na indústria sendo os téxteis e vestuário, equipamento de transportação, celulose, processamento alimentar, equipamentos eléctricos, produtos químicos e o turismo os líderes do sector.

Os líderes da economia de Louisiana são o sector agrícola, que produz produtos como mariscos, algodão, soja, avicultura e arroz, e o sector industrial, no qual são marcas os produtos químicos, petrolíferos e derivados do carvão mineral, celulose e o turismo.

Com uma população de pouco mais de 4 milhões de habitantes, as maiores cidades de Louisiana incluem Nova Orleãs, Baton Rouge, LaFayette, Monroe, Alexandria e Nova Ibéria, para citar apenas algumas. A origem do nome da Penitenciária Angola de Louisiana é o nosso próprio país, Angola, de onde milhares de filhos foram transportados para as Américas durante o famigerado comércio de escravos iniciado no século XVII. Louisiano é o adjectivo por que é designado o residente ou nativo de Louisiana.

A indústria, dominada pelo vestuário, mobiliário, a madeira e produtos de madeira, maquinarias eléctricas e equipamento de transportação e pela agricultura, sendo o algodão, a avicultura, o gado, a soja e o arroz os líderes da economia do Estado.

Jackson – a cidade capital – Gulfport, Greenville, Meridian e Pascagoula, são algumas das maiores cidades do Estado. A população de Mississippi é composta por cerca de 3 milhões, tornando-se na 31ª maior dos Estados Unidos. Reporta-se que o nome do estado basea-se na expressão “mici zibi”, palavras Índias de Chippewa, que geralmente significam grande rio. O Mississippiano é o adjectivo atribuido ao residente ou nativo de Mississippi.

A agricultura do Novo México – composta por gado, lacticínios, reservas hortícolas, pimentão – e a indústria – que comporta a produção de equipamentos eléctricos, o petróleo e os produtos de carvão mineral, o processamento de alimentos, a impressão e a publicação, pedreira, vidro e o turismo – lideram a economia do Estado.

As maiores cidades são Albuquerque, Las Cruces, Santa Fé – a cidade Capital – Rio Ranch, Rowell, Farmington, Alamogordo, Clovis, Hobbs e Carlsbad. Também conhecido por Terra do Encanto, a população do Estado é de cerca de 2 milhões de habitantes, colocando-o na 36ª posição da lista dos estados mais populosos dos Estados Unidos.

O Oklahoma é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Limita-se ao norte com o Colorado e o Kansas, a leste com o Missuri e o Arkansas, ao sul com o Texas, e a oeste com o Texas e o Novo México. Com 181 mil quilômetros quadrados[2] , é o 20º maior estado americano em área do país. O produto interno bruto do Oklahoma foi de 86 bilhões de dólares, em 1999, e sua renda per capita foi de 23.517 dólares. As principais fontes de renda do Oklahoma são a mineração, a agropecuária e a manufatura.

O Estado é o terceiro maior produtor de gás natural dos Estados Unidos, e o quarto maior produtor de trigo e carne e leite bovino do país. O Oklahoma foi o 46º Estado dos Estados Unidos a entrar na União, em 16 de novembro de 1907. Possui a segunda maior população nativo americana dos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia.

O Tennessee ou, nas suas formas em português, Tenessi ou Tenesi é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região sudeste do país. A economia do Tennessee está baseada primariamente na indústria de manufatura, na prestação de serviços financeiros e imobiliários, no turismo e na agricultura. Muito do atual Tennessee, durante o período da colonização britânica da região das Treze Colônias, fazia parte do atual estado da Carolina do Norte, e era facilmente a região mais ocidental das antigas Treze Colônias britânicas.

Terra natal dos antigos Presidentes Dwight D. Eisenhower (1953–1961) e de Lyndon B. Johnson (1963–1969), o Estado da Estrela Solitária, também assim designada, é o segundo maior estado com mais de 20 milhões habitantes. A economia do Texas baseia-se na agricultura – gado, algodão, lacticínios, reservas hortícolas, avicultura, sorgo, milho, trigo – e a indústria, onde tem lugar a produção e desenvolvimento de produtos químicos, o petróleo e o gás natural, o processamento alimentar, de equipamentos eléctricos, maquinarias, a exploração mineira e o turismo.

Tendo o seu nome na palavra utilizada pelos Índios Caddo que significado “amigos”, além de Houston – sede do Consulado Geral da República de Angola – outras maiores cidades incluem Dallas, Santo António, Austin, El Paso, Fort Worth, Arlington, Corpus Christi, Plano e Garland.

About Us

The Angolan Consulate Office covers nine US States, stretching from Southeastern through Southwestern United States, including Georgia, Florida, Alabama, Louisiana, Mississippi, Texas, Arizona, New Mexico, and California.

Phone: 1-713 212 3840

Our Staff

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions